Cotton Clima
Relatório emitido em 16 de novembro de 2023
Próximos 7 e 14 dias:
O sistema de alta pressão que se estabeleceu sobre a região central do Brasil perderá força nos próximos dias e chuvas voltam a ocorrer nas principais áreas produtoras. Os modelos indicam volume de 30 a 50 mm nos estados de SP, MS, MT e oeste da BA. Volume maior é previsto para os estados de GO e TO (50 a 70 mm).
Até o fim do mês o volume previsto é de 100 a 120 mm nos estados de SP, MG e sul de TO. Nos estados de MS, MT, RO e sul de TO o volume previsto é de 60 a 90 mm. No oeste da BA os modelos indicam de 50 a 70 mm.
Próximos 30 dias:
A tendência é de que ocorra maior regularidade das chuvas nas próximas semanas nas principais áreas produtoras. O volume previsto continua abaixo da normalidade, no entanto, é um volume suficiente para o bom desenvolvimento das culturas. Até 14 de dezembro os modelos indicam de 150 a 200 mm para grande parte da região centro-sul do Brasil. Volume menor é previsto para o oeste da BA (70 a 100 mm), oeste de MS e leste de TO (100 a 150 mm).
Temperatura:
A onda de calor que atuou no Brasil nos últimos perde força a partir do próximo fim de semana. Apesar do retorno da umidade e das chuvas para grande parte do país, a tendência é de temperaturas acima da normalidade nas próximas semanas.
As temperaturas devem continuar acima da normalidade no Brasil até o fim do verão, sendo que, tal situação é consequência do fenômeno El Niño.
Este serviço é uma parceria com a AMB Consultoria Agroclimática – Previsão do tempo e consultoria Agroclimática personalizada para a sua propriedade! Acerte na decisão e potencialize sua produtividade.